quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Motivo de orgulho

(Duas adendas no final deste texto.)
Já não há qualquer dúvida: o Obamatório foi – é – discriminado. Mais: censurado. As verdades são para serem ditas, e com as palavras adequadas. Não que eu me lamente, não que eu me esteja a queixar. Muito pelo contrário: limito-me a constatar e encaro isso como um motivo de orgulho, como que uma «medalha», uma «condecoração» que uso na «lapela». Um sinal de que estou a cumprir o que me propus quando iniciei este espaço, de que respeito o «credo» que o encima.
Alguém – que está identificado (eu sei quem é) – na TVI decidiu convidar bloggers portugueses que escrevem, exclusivamente e/ou principalmente sobre os EUA, a enviar artigos, para serem publicados no sítio do canal de cabo daquela estação (TVI24), antevendo o segundo mandato de Barack Obama. Foram meia dúzia: um, dois, três, quatro, cinco, seis. Porém, e como poderão reparar, neles não está um meu; o Obamatório não está representado. Exactamente: eu não fui convidado. Desconhecimento? Esquecimento? Distracção? Lapso fortuito, acto não premeditado? Claro que não. A mesma pessoa já promovera um «convívio audiovisual» - um «Google Hangout» - sobre a última eleição presidencial, com várias «sessões», em que o único blog(ger) a não estar presente foi este – com a «justificação» de que, por eu não ter (nem intenção de vir a ter) página no Facebook, isso significava que eu não queria participar! O que, obviamente, não era verdade… Houve, no entanto, outro blogger que então também não apareceu, e que agora não teve igualmente um artigo publicado: Alexandre Burmester, do Era uma Vez na América. Curiosamente, por «coincidência» decerto, ele e eu somos, temos sido, os mais constantes e veementes críticos dos democratas em geral e do Sr. Hussein em particular – eu muito mais do que ele, admito. E também deve ser por «coincidência» que a TVI24, no seu sítio, publica regularmente, desde há cerca de três meses, apenas os textos do mais «pró-BHO» de entre nós…
Este «incidente» não me surpreende e, mais uma vez, não me lamento, não me queixo por ele em concreto. Mas talvez me surpreenda, lamente e queixe, sim, por os meus «colegas», aparentemente, terem – agora e antes – pactuado com esta situação, terem aceite, eventualmente sem um reparo (já nem digo protesto), esta flagrante discriminação e censura. Para que fique registada a diferença de atitude e de comportamento, faço notar que, quando contactei o jornal Público no ano passado propondo-lhe que acrescentasse ligações no seu próprio blog sobre os EUA (o que aconteceu) e que fizesse uma entrevista ou reportagem com/sobre os bloggers portugueses que se «especializaram» na política norte-americana (o que não aconteceu), mencionei todos e não apenas (o m)eu. Mas deve-se igualmente e novamente salientar que a TVI não é o único órgão de comunicação social português a ser tendencioso (biased) no que se refere à actualidade de além-Atlântico: practicamente todos o são, com destaque para a RTP, cuja nova correspondente em Washington, Márcia Rodrigues, pretende, está visto, continuar o «bom trabalho» iniciado por Victor Gonçalves. São já três reportagens – sobre a mais recente conferência de imprensa de Barack Obama, a segunda «inauguração» do Nº 44, e a proposta de gun control da senadora (democrata) Dianne Feinstein – em que não há contraditório, não há um só depoimento do «outro lado», de republicanos; aliás, quando a peça sobre Feinstein foi exibida no «Hoje» (RTP2) de 26 de Janeiro, lia-se no pequeno ecrã «Senado proíbe armas»!
Já «desisti» da comunicação social «tradicional» mas não da blogosfera. E é por isso que, sempre que acho oportuno e relevante, continuo a intervir e a deixar os meus comentários em outros espaços… em especial aqueles em que os respectivos «locatários» deveriam mostrar maior lucidez. Destaco, nos últimos meses, os contributos colocados em: Aventar; Combustões; Delito de Opinião; Era uma Vez na América; Estado Sentido (um, dois); Farmácia Central; Forte Apache (um, dois); Horas Extraordinárias; Malomil; Margens de Erro; O Ouriço; Portugal dos Pequeninos (um, dois). Contudo, já não o posso fazer naqueles que, cobardemente, (ainda) não permitem comentários e que assim podem disparatar à vontade sem o receio de serem contrariados directa e imediatamente. «Som + Visão»? É mais «surdos e cegos»…
Enfim, é também um motivo de orgulho o honroso quinto lugar que o Obamatório… obteve no «Concurso Blogs do Ano 2012» do Aventar. Acredito que os muitos anos de desinformação e de deturpação em Portugal sobre os EUA impediram que este blog tivesse um resultado melhor. Porém, valorizo mais os que votaram – muito, muito obrigado a eles! – do que os que não votaram. No entanto, não posso deixar de declarar que o Resistir não mereceu ser o vencedor da categoria «actualidade política – internacional». Não porque seja – e é – um espaço da mais arcaica, demagógica e obtusa «esquerdalha», mas sim porque aborda em grande parte (metade?) assuntos de âmbito nacional.
(Adenda - Agora a colaboração também inclui «críticas de cinema» (primeira, segunda, terceira). A seguir, o quê? Receitas de culinária?)
(Segunda adenda - Já o expressei no próprio Delito de Opinião, mas reitero aqui o agradecimento a Pedro Correia pela «Ligação directa» ao Obamatório, e a este texto em especial.

Sem comentários: