quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

«Djangos» (ainda) acorrentados

Estreia hoje em Portugal «Django Unchained» («Django Libertado», na tradução), o mais recente filme escrito e realizado por Quentin Tarantino, «western» situado nos EUA antes da guerra civil entre Norte e Sul. A juntar a todos os previsíveis motivos de interesse decorrentes do tema, da reconstituição da época em cenários e em guarda-roupa, da música e da montagem, há um outro que não é de desprezar: o de se poder observar, através do «mau da fita» que é a personagem Calvin Candie (interpretada por Leonardo DiCaprio), como é que era um democrata típico daqueles tempos... ou seja, um esclavagista, não só no sentido de defender a escravatura mas também no de possuir escravos…
… Um dos quais, no filme, se chama Stephen (interpretado por Samuel L. Jackson) e é o arquétipo do «Uncle Tom», do «house slave», do negro conformista e delator. Sabendo-se como é que certas (e muito limitadas) mentes «pensam», era uma questão de (pouco) tempo até que alguém, de algum modo, relacionasse, equiparasse, aquela figura embaraçosa com um afro-americano contemporâneo e conservador. E aconteceu: Jason Whitlock, «jornalista desportivo», ele próprio negro, apontou para Thomas Sowell, eminente e notável académico, economista, filósofo. Compreende-se porquê: o mais recente artigo de Sowell é apenas mais uma numa longa série de intervenções e reflexões que desmentem os supostos benefícios do liberalismo para os afro-americanos, e não só.
Poucas coisas serão mais reprováveis e repugnantes do que o racismo. Mas nunca se deve esquecer de que não são só os brancos que podem ser racistas em relação aos negros, mesmo de que uma forma «suave», sub-reptícia, paternalista – por exemplo, Joe Biden («especialista» em chains) e Harry Reid a referirem-se a Barack Obama como sendo «articulado e limpo» e que «não fala com dialecto de negro»; também os negros podem ser racistas em relação aos brancos, e, pior ainda, em relação a outros negros… por não partilharem a «ideologia correcta», a do Partido Democrata, que foi e é – nunca é demais recordar e salientar – o partido dos esclavagistas e dos segregacionistas, dos racistas! Porque a raça, a cor da pele continua a ter, para os «burros», uma importância fundamental, e é por eles constantemente referida... e, afinal, há racistas «bons» e racistas «maus». Repare-se no ridículo: negros a criticarem e a condenarem outros negros por estes aderirem ao partido – e aos princípios – dos abolicionistas, por, no fundo, admirarem e emularem Abraham Lincoln!
Jason Whitlock é pois, sim, e não Thomas Sowell, um moderno, assumido e orgulhoso «escravo da casa», um «boy». Mas há outros… Wesley Morris, «crítico de cinema», também aproveitou o filme de Tarantino e a personagem de Jackson para achincalhar Alan Keyes, Clarence Thomas, Herman Cain e Michael Steele… Adolph (Adolfo!) Reed, «professor universitário», desvalorizou a nomeação de Tim Scott como senador da Carolina do Norte, classificando o substituto de Jim DeMint como uma dádiva insignificante, um mero «token», algo de artificial, não convicto, para enganar, para disfarçar o «racismo» do GOP… Rob Parker, outro «jornalista desportivo», que chamou a Robert Griffin III, jogador de futebol (americano) dos Washingtons Redskins, um «cornball brother» (ou seja, um «falso» negro) por – duplo «horror»! – ser conservador e ter uma noiva branca… Melissa Harris-Perry, «apresentadora» da MSNBC (é preciso dizer mais?) para quem Clarence Thomas não é representativo da «vasta maioria dos afro-americanos»… Goldie Taylor, «colaboradora» da MSNBC (idem), para quem todos os republicanos não negros são «perigosos» para as suas comunidades… E esta galeria de vendidos não ficaria completa sem, claro, Colin Powell, que, apesar de ter sido nomeado para as mais altas posições nas forças armadas e no governo dos EUA por presidentes republicanos, afirmou que o GOP tem uma «veia escura (!) de intolerância» e que «olha de alto para as minorias»… Enfim, não fez mais do que confirmar que já se passou para o «lado negro».            
É tão contra-natura um negro norte-americano votar no Partido Democrata como um judeu votar no Partido Nacional Socialista – embora, dado o crescente anti-semitismo, anti-Israel e pró-Palestina e pró-Irmandade Muçulmana que se nota entre os «azuis», também é cada vez menos lógico (ou nunca o foi) que os filhos de David votem no PD. A partir do momento em que os afro-americanos decidiram desrespeitar a memória de Martin Luther King e que é mais importante a cor da pele do que o conteúdo do carácter, que é mais importante ser preto do que ser pessoa, condenaram-se a uma nova escravidão por parte dos descendentes de Calvin Candie (fictício) e de Jefferson Davis (verídico). Sim, há muitos «Djangos» (ainda) acorrentados… e por vontade própria.

Sem comentários: