sexta-feira, 19 de junho de 2009

Que ricas «férias»!

Barack Obama, logo no início do seu mandato, prometeu e anunciou o encerramento da prisão de Guantanamo... mas sem ter um plano completo e viável para essa tarefa. Assim, e por enquanto, o que se vai fazendo, sobre este assunto, é uma série de medidas (leia-se libertações, previstas e efectivas) isoladas, parciais.
Já é do conhecimento público que a Itália, através de Silvio Berlusconi, aceitou vir a receber três prisioneiros que estão actualmente em Cuba. Menos ou nada conhecido é o facto de o Governo dos EUA ter decidido enviar quatro outros detidos para as Bermudas... sem avisar e pedir autorização prévia e oficial ao Reino Unido, que tem soberania sobre aquele arquipélago! O Independent, o Telegraph e o Times relataram o caso.
Este é apenas mais um episódio protagonizado pelo presidente norte-americano e/ou pela sua administração que desagradou – ou irritou mesmo – (a)os britânicos. Que vem integrar uma «lista» onde já constam, entre outros incidentes, a oferta de DVD’s a Gordon Brown, e a devolução de um busto de Winston Churchill que havia sido cedido por Tony Blair a George W. Bush após o 11 de Setembro (de 2001).

Sem comentários: