segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Os «57 Estados»

Mais uma pausa na actualidade e mais uma viagem ao passado recente. No ano passado, durante a campanha eleitoral para a presidência dos Estados Unidos da América, Barack Obama cometeu aquela que foi a terceira (e talvez a pior) «gaffe» enquanto candidato – as outras duas foram, recorda-se, chamar «porca» a Sarah Palin e «peixe velho» a John McCain, e admitir que o seu grande objectivo é «espalhar (isto é, redistribuir) a riqueza».
Como qualquer habitante dos EUA com pelo menos 10 anos tem obrigação de saber, aquele país é constituído por 50 Estados; é um número simples e fácil de memorizar. É por isso que foi bastante bizarro – e isto é um eufemismo – ouvir o agora Presidente dizer, então, que já tinha visitado... 57 Estados! Pode o cansaço ser uma justificação suficiente para um erro tão grave? Houve logo quem dissesse que este lapso seria uma admissão inconsciente da sua verdadeira fé (a muçulmana), e isto porque a Organização da Conferência Islâmica tem... 57 Estados-membros!
O certo é que a vénia que Barack Obama fez ao Rei da Arábia Saudita, em Abril deste ano, não ajudou a dissipar as dúvidas, antes pelo contrário...

Sem comentários: